Na "terra" do café... os benefícios da cafeína!

A nossa vila de Campo Maior é, entre várias outras qualidades, também conhecida pela sua forte indústria de torrefacção de café, que está enraizada e é de vital importância ao nível económico, social, já com tradição e forte expressão cultural. Sempre que a cafeína e o café são notícia, de certa maneira, também a nossa terra é notícia. Foram publicados mais resultados que comprovam benefícios do consumo diário e moderado do café.


A cafeína pertence ao grupo das xantinas, presentes em várias plantas, conhecendo-se os seus efeitos neuroprotectores há algum tempo, o que tem levado ao estudo e vários ensaios experimentais, na prevenção e tratamento de várias doenças, nomeadamente, a doença de Alzheimer e de Parkinson. Já existem várias publicações científicas e, recentemente, um grupo de investigadores do Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra (http://www.cnbc.pt/), publicou os resultados de um estudo que comprova os benefícios do consumo crónico, de pequenas doses de cafeína, na prevenção de determinadas patologias, associadas à demência e perda de memória. Os cientistas estenderam as investigações às depressões e consideraram poder-se fazer semelhante associação.

Os efeitos estimulantes da cafeína são sobejamente conhecidos por qualquer comum cidadão e associam-se muitas vezes a um aumento de rendimento físico, mas os efeitos benéficos da cafeína (obviamente, com doses ajustadas em função de múltiplos factores, que vão desde a idade, peso, estado de saúde, etc) estendem-se para além dos que identificamos de forma directa ao nível do sistema nervoso central e da prevenção de doenças neurológicas degenerativas, passando pelo tratamento da apneia do recém-nascido, pela melhoria da concentração e atenção e até pela resolução de dores de cabeça. Muitos são os medicamentos que contêm na sua composição cafeína, como por exemplo, anti-gripais.

O Projecto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas de Campo Maior convida todos os visitantes a conhecerem melhor os efeitos benéficos do café e as suas raízes e tradições, visitando a nossa vila e locais emblemáticos, como o Museu do Café, na Delta-Cafés.

Fontes:

Sem comentários: