DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO – 16 DE OUTUBRO DE 2011

 O Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) vai comemorar, como tem sido hábito, mais um Dia Mundial da Alimentação, que se assinala a 16 de Outubro. Neste dia, irá desenvolver atividades com alguns alunos de 1.º ciclo de ensino básico e que posteriormente serão dadas a conhecer neste espaço. 


Escolheu-se para dia mundial da alimentação o dia da criação da fundação da organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura (FAO), tendo sido instituído em 1979 e começando-se a celebrar de forma oficial apenas em 1981. 

Os objetivos gerais do dia mundial da alimentação são: 
  • Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis; 
  • Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo; 
  • Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento; 
  • Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento; 
  • Encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida. 

A fome continua a ser uma realidade no séc. XXI
O tema central deste ano é "Preços da alimentação - da crise à estabilidade”, o que é um reflexo da importância que a atual crise económica tem na vida das populações e como tal se pode refletir ao nível das suas necessidades básicas, como é o caso da alimentação. Em tempos de crise, além da fome, também os erros alimentares se sucedem. Por exemplo, nos países desenvolvidos a obesidade (nomeadamente, a obesidade infantil) tende a aumentar e associa-se, em regra, a classes sociais baixas, quer pela questão educacional e cultural, quer pelo facto dos alimentos ricos em açúcares e gorduras serem normalmente mais baratos. 


Teste Saúde - Edição nº 093 - Outubro 2011As escolas e educadores têm um papel fundamental nesta área e na sensibilização para práticas alimentares saudáveis. Estudo recente da DECO, publicado na sua revista Proteste (edição 093 de outubro de 2011), garante a segurança alimentar e o respeito pelas normas de uma alimentação saudável e equilibrada na generalidade dos refeitórios escolares. Os pontos fortes assinalados neste estudo comparativo da DECO são a boa nota atribuída à variedade e equilíbrio das ementas, sendo os mais negativos e os que são alvo de maiores reclamações pelos alunos, a temperatura da comida e a disciplina no refeitório, que normalmente é muito barulhento. Futuramente, será apresentada uma reflexão sobre este estudo no nosso blogue.

O Projeto Escola saudável relembra também os recursos disponibilizados na plataforma Moodle sobre nutrição e alimentação. 

.........................................................................................
Publicações anteriores sobre alimentação

Para saber mais sobre alimentação: 

Revista Proteste (para associados da DECO): 

Calendário nacional de frutas e legumes: 
http://www.deco.proteste.pt/alimentos/fruta-e-legumes-na-epoca-ideal-s565941.htm

Sem comentários: