Maio, mês do Coração

No mês de maio, como habitualmente, o Projeto Escola Saudável do Agrupamento de Escolas do Concelho de Campo Maior (PES) associa-se à comemoração do mês do Coração. Um pouco por todo o país, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC - www.spc.pt) e outras organizações congéneres, promovem diversas atividades visando a sensibilização e a prevenção de doenças cardiovasculares (DCV), que continuam a ser a principal causa de morte em Portugal. A reabilitação cardíaca é também cada vez mais abordada pela importância que tem na recuperação das pessoas que sofreram DCV e na prevenção de incidentes secundários. 

No próximo dia 16 de maio, o Projeto Escola Saudável (PES) organiza em Campo Maior, numa parceria com o Projeto Eco-escolas e com o Grupo disciplinar de Educação Física uma caminhada saudável e jogos tradicionais, visando os objetivos referidos para a comemoração do mês do coração.

Pelo Seu Coração, mexa-se!
Inscreva-se e participe nesta atividade!
A prevenção de doenças cardiovasculares passa, obrigatoriamente, por uma educação que promova hábitos saudáveis, com especial incidência na prática de atividade física regular, de uma alimentação equilibrada e saudável e a ausência de hábitos tabágicos. Está ao alcance de todos
A Fundação Portuguesa de Cardiologia aconselha as seguintes 4 regras:
(in  http://www.fpcardiologia.pt/4regras.html )

1 -  Planeie um dia-a-dia ativo 

A atividade física deve ser um hábito. Integre-a na sua rotina, planeando atividades variadas que impliquem, pelo menos, 30 minutos de exercício diário. Mantenha o corpo (e o coração) em boa forma.


2 - Proteja-se do stress

O stress faz parte da vida e pode até torná-la mais emocionante. Mas quando em excesso pode-nos fazer sentir desconfortáveis e levar ao mau funcionamento do nosso organismo, causando, por exemplo, hipertensão. Aprenda a proteger-se, vivendo com mais tranquilidade.


3 - Escolha pratos saudáveis
O modo como comemos influencia os níveis da tensão, do colesterol e da glicemia. Para além disso, é decisivo na prevenção e controlo da obesidade. Escolha modos de cozinhar mais saudáveis— com menos gorduras saturadas, menos sal e açúcares e mais frutas e verduras. 

4 -  Faça check-up’s regulares

Mantenha a tensão arterial, os níveis de glicemia, o colesterol e o peso debaixo de olho. Controlar com regularidade estes quatro importantes fatores de risco, é proteger o coração.


Para saber mais:

Sem comentários: