ESCOLIOSE E POSTURAS - PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO - SESSÃO PELO OSTEOPATA RÚBEN VALENTE

No dia 16 do passado mês outubro assinalou-se o Dia Mundial da Coluna Vertebral, cujo lema  foi "Olhe pelas suas Costas". Este "olhar" faz cada vez mais sentido, pois indicadores recentes apontam para uma percentagem avassaladora de cerca de 72% dos portugueses com dores nas costas. Ou seja, 7 em cada 10 pessoas sofre, ou já sofreu de dores nas costas. São a segunda causa mais frequente de idas ao médico.   A abolição de posturas erradas e a prática de atividade física regular são fundamentais na prevenção deste tipo de patologias. Alguns vícios posicionais e práticas erradas começam a ser criados, de forma quase rotineira, em idades muito jovens, instalando-se para vida adulta, onde normalmente se farão sentir de forma já muito acentuada, o reforça a importância de se fazer uma prevenção primária nestas faixas etárias.

Por este motivo, o Osteopata campomaiorense Ruben Valente tenta sensibilizar os jovens em idade escolar para as boas práticas ergonómicas e despiste de eventuais anomalias em fase precoce, para que sejam corrigidas em tempo útil. Na sua qualidade de profissional de saúde, Ruben Valente encara esta realidade  como uma missão a desenvolver, no sentido de promover hábitos saudáveis e de melhorar a qualidade de vida das pessoas, tendo-se disponibilizado, mais uma vez, para realizar sessões de sensibilização no nosso Agrupamento de Escolas. No ano letivo anterior esteve na Escola Secundária, incidindo nos alunos mais velhos, enquanto este ano, as sessões decorreram  no dia 26 de novembro na Escola Básica São João Baptista e visaram os alunos do 5.º e 6.º anos, do 2.º ciclo de ensino básico 

Ao longo das sessões, os alunos foram esclarecidos sobre a morfologia da coluna vertebral, das principais condições anómalas que a podem afetar, nomeadamente, dos vários tipos de escoliose atendendo à origem, dos principais erros de postura que se adotam em práticas rotineiras, como por exemplo no sentar (quer para lazer/descanso, quer para trabalho), no caminhar, no levantar e carregar pesos ou simplesmente, no curvar para lavar os dentes ou a cara, como também, de formas de diagnóstico que podem ser desenvolvidas em casa, com auxílio dos encarregados de educação.

Nesta faixa etária, tem também especial importância o peso excessivo que os alunos transportam nas mochilas e que poderá ser responsável por várias anomalias da coluna vertebral, incluindo escoliose. O peso transportado nas mochilas não deverá ultrapassar os 10% do peso corporal do aluno e, mesmo assim, deve ser transportado de forma correta. Além da sensibilização das crianças, alertou-se para o papel importante que os educadores - profissionais de educação e encarregados de educação - devem ter na supervisão destas situações.

Foram sessões muito participativas, nas quais os alunos iam colocando diversas questões a que o osteopata respondia, esclarecendo as dúvidas. O Projeto Escola Saudável e o Agrupamento de Escolas de Campo Maior agradecem mais uma vez toda a dedicação de Ruben Valente. 


O osteopata Rúben Valente dá consultas em vários locais, nomeadamente em Campo Maior, no Gabinete de Osteopatia e Massagens, situado na rua Major Talaya 19-B, disponibilizando-se mais informações em http://www.g-om.pt/, ou através do contato rubenvalente@g-om.pt.

"Olhe pelas suas costas!"


Algumas imagens das sessões sobre escoliose e posturas.







Para mais informações sobre osteopatia, escoliose e posturas:

GABINETE DE OSTEOPATIA E MASSAGENS 
Rua Major Talaya 19-B
7370-073 Campo Maior

Contato telefónico (Terapeuta Ruben Valente): 96 950 32 99
Correio eletrónico: rubenvalente@g-om.pt.
Página Web:http://www.g-om.pt/,

Sem comentários: